Quando li a matéria “Finlândia
será o primeiro País do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em
matérias” fiquei feliz pela ousadia, pois é algo que defendo há tempos, mas
me veio à lembrança o avanço da Pós-graduação da Universidade Federal do
Amazonas (UFAM). Com o novo Regimento da Pós-graduação da UFAM, não há mais a
obrigatoriedade de disciplinas. Os programas podem ter, apenas, atividades
obrigatórias, definidas em seus regimentos, sem a necessidade de que sejam
disciplinas. Do ponto de vista da ousadia, portanto, a UFAM avançou na
Pós-graduação. Não se podem comparar, porém, com a proposta que se terá na
Finlândia, porque se trata do que, no Brasil, se trata como ensino Fundamental.
Ao invés de uma aula de História, por exemplo, o que se terá na Finlândia, é
uma aula de “Primeira Guerra Mundial”. Uma aula “planejada em conjunto pelos
professores especialistas em História, Geografia, Línguas Estrangeiras e (por
que não?) pelo professor de Física que achou que seria uma boa oportunidade
para trabalhar os conceitos de Balística.” Outro exemplo é a antiga aula de
Biologia, que passa a se chamar “Ecossistema Polar Ártico”. Professora de
Biologia, Química, Geografia e Matemática trabalham na referida aula. Não seria
nada fácil pensar em aulas desta forma no Brasil, pela falta de visão de todo,
inclusive, no nosso processo de formação. Mas, vale o alerta para todos nós a
fim de aproximarmos mais a escola da vida e não de uma mera prisão.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.