Houve um tempo em que, para o
avanço da Educação e da própria Ciência, o mudo teve der ser divido em
disciplinas, matérias, caixinhas... para poder ser entendido. Hoje, com o
avanço da Ciência e da forma de olharmos o mundo e nos olharmos dentro dele, dividi-lo
para, em seguida, tentar remonta-lo não dá mais conta a complexidade do mundo.
Assim, o conteúdo escolar dividido em matérias, sem que se faça o que Edgar
Morin denominou “religação dos saberes”, fará com que a escola tradicional
desmorone não apenas fisicamente, mas, e, principalmente, na estrutura
curricular. Por isso, não foi à-toa que a “Finlândia
será o primeiro País do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em
matérias” fato comentado na postagem de ontem “O
fim do conteúdo em matérias”, neste mesmo espaço. Com o surgimento das
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e o acesso livre à informação
no que se pode considerar o maior banco de dados do planeta, quem domina (e
centraliza) a informação não somos mais nós os professores e professoras. Por
isso o mundo da sala de aula fica cada vez mais distante do mundo, logo, é mais
complexo aproximá-lo da realidade do estudante. Este sopro de renovação do
trabalho multi e transdisplinar de professores e professoras certamente será
capaz de arejar o ambiente da escola.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.