quarta-feira, 25 de março de 2015

O mundo não é disciplinar

Houve um tempo em que, para o avanço da Educação e da própria Ciência, o mudo teve der ser divido em disciplinas, matérias, caixinhas... para poder ser entendido. Hoje, com o avanço da Ciência e da forma de olharmos o mundo e nos olharmos dentro dele, dividi-lo para, em seguida, tentar remonta-lo não dá mais conta a complexidade do mundo. Assim, o conteúdo escolar dividido em matérias, sem que se faça o que Edgar Morin denominou “religação dos saberes”, fará com que a escola tradicional desmorone não apenas fisicamente, mas, e, principalmente, na estrutura curricular. Por isso, não foi à-toa que a “Finlândia será o primeiro País do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias” fato comentado na postagem de ontem “O fim do conteúdo em matérias”, neste mesmo espaço. Com o surgimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e o acesso livre à informação no que se pode considerar o maior banco de dados do planeta, quem domina (e centraliza) a informação não somos mais nós os professores e professoras. Por isso o mundo da sala de aula fica cada vez mais distante do mundo, logo, é mais complexo aproximá-lo da realidade do estudante. Este sopro de renovação do trabalho multi e transdisplinar de professores e professoras certamente será capaz de arejar o ambiente da escola.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.