quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O pedagógico e o administrativo nas universidades

Incomoda-me, por demais, que as mudanças na estrutura das universidades brasileiras tomem por base questões administrativas, raramente questões financeiras e, mais raras ainda sejam a predominância das questões pedagógicas nas discussões. Só se fará a mudança necessária e a revolução na Educação do País, incluso a Educação Superior, se as discussões priorizarem o caráter pedagógico. Decidido o desenho pedagógico, se deve partir para o modelo administrativo que melhor se adapta às metas pedagógicas que queremos para as instituições. Em não sendo assim, serão criadas unidades de acordo com a força política interna de cada grupo sem se levar em conta o impacto financeiro das criações de novas unidades e, menos ainda, as aproximações pedagógicas por áreas do conhecimento. E quando o conhecimento deixa de ser a mola-mestre das universidades, o que se tem é um emaranhado de cursos que não se aproximam pedagogicamente. Passa-se a ter unidades administrativas, porém, sem nenhuma conexão entre os saberes, o que praticamente impossibilita as trocas. Ruim para as universidades, pior ainda para a sociedade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.