sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Mentes brilhantes na Educação

Anysio Teixeira, Paulo Freire, Rubem Alves e, até mesmo Darcy Ribeiro, relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) merecem registro. São mentes brilhantes da Educação brasileira. Há um sonhador, vivo, que tive o prazer de conhecer: Naomar Monteiro de Almeida Filho. Médico com mestrado em saúde pública e doutorado em epidemiologia, foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2002, reconduzido ao cargo em 2006. Hoje é o reitor da Universidade Federal do Sul da da Bahia (UFSB), O projeto da UFSB foi no Senado, no dia 8 de maio de 2013 e sancionado pela presidente Dilma Rouseff em 5 de junho de 2013. A UFSB ofertará “10.800 vagas em 71 cursos para diferentes modalidades: Bacharelados Interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/Sisu ou via rede de Colégios Universitários (Cuni), Licenciaturas Interdisciplinares (LI), Cursos de Graduação Profissionalizante Plena (CPL), Cursos Superiores Tecnológicos (CST), Cursos de Formação Sequencial Universitária (CFSU), Residências, Mestrados e Doutorados, com parcerias com IFBA, IFBaiano, SEBRAE e outros órgãos do Sistema S”. Na UFBA, Naomar Filho não conseguiu transformar o sonho de uma Universidade Nova em realidade. Seu projeto inicial foi transformado em um projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) pelos burocratas de Brasília. Nem de longe o REUNI tangencia as ideias de Naomar Filho. Seus raros cabelos frontais e o característico “rabo-de-cavalo”, à época, passavam a ideia de um homem além do seu tempo. Que a UFSB seja o modelo para uma nova Educação superior brasileira!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.