quinta-feira, 28 de julho de 2016

A impossível mudança na Educacão

Operar mudanças estruturais na Educação brasileiras, quaisquer que sejam os níveis, é praticamente impossível. Digo isso porque para que possa ocorrer, nós, os professores e professoras, precisaríamos mudar substancialmente o modo de olhar para o processo educacional e de nos enxergar dentro dele. Como parte e não com o condutor, o chefe, o dono do saber. Se partirmos do pressuposto de que “somos pagos para ensinar” e aprenda quem quiser (e puder), nada muda. Como creio que são raros os profissionais que se recriam permanentemente, raras são as oportunidades de mudanças. Não se deve, porém, deixar de sonhar e lutar por uma escola melhor porque ainda não conseguimos melhorar. O desafio tem de ser enfrentado. Ainda que os obstáculos sejam quase intransponíveis. Melhor lutar de o que viver sem sonhos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.