Há uma
visão equivocada de que a Ciência deve “gerar artigos científicos”, “valor
agregado”, “negócios” e quetais. Trata-se de uma visão meramente utilitarista
da Ciência. Em essência, a única coisa que a Ciência deve gerar é conhecimento.
A aplicação do conhecimento é que pode se transformar em benefícios sociais,
negócios e, até, produtos que, então, podem ser transformados em
empreendimentos. Artigos Científicos não estão entre os grupos dos “produtos”
que podem ser gerados pela Ciência. São, em verdade, estratégias de difusão do
conhecimento gerado entre os pares. E, de preferência, entre os melhores pares.
Publicar artigos científicos, portanto, é uma forma que os cientistas possuem
para fazer circular suas descobertas, logo, o conhecimento advindo das
pesquisas. Cientista que só pesquisa para gerar produtos e negócios demonstra
uma visão estreita da própria Ciência. Quando o conhecimento circula entre o
maior número possível de cientistas, tem mais chances de gerar produtos e
negócios. Excluir os artigos científicos das “necessidades” da Ciência é
demonstrar falta de visão a respeito da amplitude da Ciência. Repensar-se no
mundo e na Ciência é um bom passo para curar tal miopia.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.