terça-feira, 26 de julho de 2016

O pensamento científico e os doutores

ao obter o título de doutor, está habilitado em Métodos de Pesquisa. Como bem provoca o professor Gilson Volpato, ser doutor é uma coisa, ser cientista é outra muito diferente. Acrescentaria mais um pouco de pimenta na polêmica: ser pesquisador é uma coisa, ser cientista é outra. Donos de institutos de pesquisa e seus “colaboradores” fazem pesquisa. Às vezes, com excelência. No entanto, nem sempre fazem ciência. Ser doutor não significa estar inteiramente habilitado ao pensamento científico e aos demais métodos de pesquisa, fundamentais para quem ensina “Métodos e Técnicas de Pesquisa” ou disciplinas congêneres. É preciso mais que um título para ministrar disciplinas relacionadas ao pensamento científico e aos métodos de pesquisa. Ou se entende isso ou se continuará a cometer equívocos nas universidades brasileiras.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.