sábado, 2 de julho de 2016

Quem ensina e o estudante

Eis aí um título que já começa a provocar controvérsia. Professores e professoras são os que, em tese, ensinam. Mas, será que nós, os professores e professoras, só ensinamos? Será que não há um processo de troca ao longo da aprendizagem? Certamente que não só ensinamos. Aprendemos! Com os estudantes e com todas as pessoas que passam pelas nossas vidas. Eis a questão: devemos estabelecer sim, uma relação de respeito e de confiança com quem estuda. Assim, o processo de aprendizagem poderá ser menos doloroso. Por outro lado, os estudantes estarão mais motivados. Afinal, sem motivação, não há aprendizagem. Cabe a nós, os professores e professoras, descobrirmos formas de deixar os estudantes permanentemente motivados. Não é um desafio de fácil operacionalização. Mas, está posto.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.