domingo, 24 de julho de 2016

Fim do Ensino Superior gratuito

Um dos grandes jornais brasileiros aproveitou a crise para defender “o fim da educação superior gratuita no País”. De acordo com o jornal, o sistema brasileiro é injusto porque as vagas são ocupadas pela classe média alta enquanto aos pobres restam as universidades pagas. De meias-verdades em meias-verdades, quando não mentiras, a mídia tenta, de uma vez, desqualificar a Educação Superior brasileira. O argumento de que as universidades públicas não cumprem a função social de incluir estudantes das classes menos favorecidas é baseado em uma premissa verdadeira, mas, se nos apresenta falso. As políticas inclusivas praticadas pelas universidades públicas dificilmente seriam implementadas em universidades particulares. Se há problemas no sistema, precisam ser enfrentados e solucionados. Querer, no entanto, o fim do sistema é refinamento de uma imprensa golpista.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.