quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Comprometimento e Educação

Um dos componentes mais importantes para o processo de aquisição de conhecimentos, portanto, em Educação, é o comprometimento. E não funciona se for de apenas uma das partes. Por exemplo: se tivermos apenas professores (e professoras) comprometidos, os resultados ocorrerão. No entanto, não serão suficientes. Por outro lado, se tivermos apenas estudantes comprometidos, também teremos resultados nada alentadores. A conjugação de comprometimento mútuo, de professores e estudantes, é essencial para que o processo de aprendizagem atinja o melhor resultado possível. Não se trata, porém, de algo fácil de se conseguir, uma vez que comprometimento é algo intangível e depende da motivação de ambas as partes, outro fator intangível. Daí o processo ser muito mais complexo de o quê parece. Criar ambientes movidos à motivação não depende apenas da escola. Nem só dos professores e professoras. É um permanente processo de busca. Daí a flutuação dos resultados para mais ou para menos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.