quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Experiência gera sabedoria

Do alto dos quase 53 anos, há algo que se nos apresenta como peremptório: experiência gera sabedoria. Você aprende a ouvir mais, torna-se menos explosivo e capaz de reconhecer as diferenças. Pelo processo de formação, no entanto, não é tão fácil respeitá-las. Pela presença das figuras paternas ou maternas, você, às vezes, desenvolve uma radicalidade quase impossível de ser vencida. Eis, então, que é obrigada a recorrer à experiência adquirida ao longo da vida para vivenciar momentos de sábio. E quando você começa a pesar as coisas, não se abalar com as injustiças, entender que o erro é intrínseco ao ser humano o tempo parece correr mais. É como se o jogo da vida, no melhor momento, tivesse pouco a ser jogado. Para vencer esta sensação, a sabedoria também é fundamental. Para se aprender a vencer a ansiedade. Viver ao ritmo da vida é um dos sinais da sabedoria. Aproveite!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.