segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sistemas complexos de aprendizagem

Pressuponho que não há algo mais complexo que viver, embora seja a coisa mais simples. Dai resulta tal complexidade. Principalmente no que tange ao complexo sistema de aprendizagem do ser humano. Aprendemos ainda no útero. A troca de informações com o mundo se dá por meio da mãe. Aos poucos, aprimoramos nossa capacidade de receber informações. E de trocar informações com o mundo. Imaginemos uma correlação entre a sala de aula e o útero? O que parece prisão, pode ser proteção. E o que parece proteção, não passa de prisão. Os sistemas complexos de aprendizagem nascem da nossa simplicidade em aprender e ensinar. Com o mundo, com os pais, com os professores e professoras. Com a vida! Leva-nos a crer que a aprendizagem nasce do simples e complexo processo de interações, de trocas. Misterioso mundo do aprender a aprender e aprender a ensinar.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.