Um dos componentes mais importantes para o
processo de aquisição de conhecimentos, portanto, em Educação, é o
comprometimento. E não funciona se for de apenas uma das partes. Por exemplo:
se tivermos apenas professores (e professoras) comprometidos, os resultados
ocorrerão. No entanto, não serão suficientes. Por outro lado, se tivermos
apenas estudantes comprometidos, também teremos resultados nada alentadores. A
conjugação de comprometimento mútuo, de professores e estudantes, é essencial
para que o processo de aprendizagem atinja o melhor resultado possível. Não se
trata, porém, de algo fácil de se conseguir, uma vez que comprometimento é algo
intangível e depende da motivação de ambas as partes, outro fator intangível.
Daí o processo ser muito mais complexo de o quê parece. Criar ambientes movidos
à motivação não depende apenas da escola. Nem só dos professores e professoras.
É um permanente processo de busca. Daí a flutuação dos resultados para mais ou
para menos.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.