sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Espaço para construções coletivas

As universidades, por essência, deveriam ser o espaço democrático da convivência pacífica dos contrários. Não as são. Na mesma essência está o espaço das construções coletivas, que deve ser construído dia após dia. O esteio desta construção tem relação direta com a primeira assertiva: a convivência dos contrários só será pacífica se houver respeito ao outro, aos que pensam diferente de nós. Assim as construções coletivas, inclusive do pensamento, terão mais espaço para florescerem. Como preconizam os teóricos da complexidade, a soma das partes será sempre maior que o todo. Portanto, será sempre para melhor quanto conseguirmos exercitar plenamente o respeito.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.