quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mediamorphosis e Ecossistemas Comunicacionais

Em 1997, Roger Fidler lançou o livro “Mediamorphosis: Understanding New Media” como resultado de um exaustivo trabalho de pesquisa. Ele era diretor do Institute for CyberInformation, da Kent State University. “Em 1992, o conglomerado Knight Ridder Inc. resolveu investir em pesquisas para tentar chegar ao “jornal do futuro”. Montou, em Boulder, no Colorado, um laboratório de pesquisas denominado New Media e ROGER FIDLER foi nomeado diretor desse laboratório. Das pesquisas conduzidas por FIDLER surgiu um aparelho portátil, similar a um notebook, Segundo FIDLER, o aparelho transpunha matérias jornalísticas para “tinta digital sobre papel de silício.” Na tela, eram apresentadas páginas gráficas em cores agressivas. Para passar de uma página à outra, ler os anúncios e buscar novas informações, bastava tocar a tela do aparelho. Ao aparelho recebia as informações através de uma linha telefônica. De acordo com DIZARD JR. “o preço proibitivo para os clientes potenciais” e problemas com a produção em grande escala do aparelho inviabilizaram a transformação da experiência em realidade.” Estes são trechos da minha tese, “Por um clique: O desafio das empresas jornalísticas tradicionais no Mercado da Informação – um estudo sobre o posicionamento das empresas jornalísticas e a prática do jornalismo em redes, em Manaus”, defendida em 2003, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), com a qual obtive o título de doutor em Ciências da Comunicação. São Paulo. E foi a correlação entre a mediamorphosis e os ecossistemas comunicacionais o motivador das discussões no V MIX de comunica da da    DE COMUNICAÇÃO
de Comunicação da UNInorte Laureate, hoje, das 19h às 22h. Interessante momento de trocas com os estudantes da Instituição.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.