Há um equívoco recorrente a respeito do
conceito de “convergência de mídias”. A expressão foi traduzida da síntese do
livro “Mediamorphosis: Understanding New Media”, de Roger
Fidler. Senhores e senhoras, leitores e leitoras! Convergir é ir em uma mesma
direção até, digamos, que tudo se una em algo único, em um sistema, por
exemplo, desde que seja integrado. Eis, portanto, a essência da expressão “convergência
de mídias”: um sistema comunicativo integrado e universal. A nós nos parece que
o Facebook se nos aproxima de algo como um sistema comunicativo integrado e
universal. Se esta hipótese for verdadeira, não se pode falar em ecossistemas
comunicacionais, por exemplo, sem que se tome as Mídias Digitais como parte
essencial do ecossistema. Assim sendo, é impossível se confundir Mediamorphosis
com mera mudança ou mesmo evolução. Estejamos atentos!
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.