domingo, 2 de outubro de 2016

Educar para a autonomia

Educar para a autonomia, no discurso, é o que nós, professores e professoras, perseguimos permanentemente. Digo no discurso porque, na prática, até nas nossas casas, com os filhos e filhas, não o fazemos. São raros, para não se dizer raríssimos, os exemplos de “educação para a autonomia”. Uma das primeiras escolhas para a qual deveríamos ter autonomia plena era ir ou não à escola. Quem de nós teve esta possibilidade ou a deu aos filhos e filhas? E a religião? O time de futebol? O partido político? Nós, os pais e mães, antes de professores e professoras, somos controladores e controladoras. Tentamos interferir em quase todas as decisões. Educar para a liberdade, para a autonomia, ao que parece, é muito fácil no discurso e extremamente difícil quando se trata de por em prática o discurso que fazemos.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 01/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.