quarta-feira, 20 de junho de 2018

Liberdade: a utopia da Educação


Até na Lei está registrado que devemos educar para a liberdade e para a autonomia. Na prática, porém, o que existe é um discurso falso, cínico e canastrão em favor da liberdade. Fala-se em liberdade, na escola, mas, o que se quer mesmo é prender. Nem que seja prender a uma corrente do pensamento. Algo do tipo: “siga o seu orientador ou orientadora e seja feliz”. Em alguns casos, dependendo do grau da subserviência e da cegueira teórica, esta felicidade pode ser para sempre: começar na Iniciação Científica e só terminar no Doutorado. Quando não permanece após os concursos públicos das universidades. Nem um voo solo se permite. O que me leva a crer que a liberdade é uma utopia. Construída, no fundo, para manter o status quo.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.