sábado, 2 de junho de 2018

Mídias Digitais ampliam a inteligência


Há tempos defendo, desde a criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 2008, o primeiro da Região Norte, que “os meios de comunicação como extensão do homem”, a pregação de Marshall McLuhan, estava equivocada. Se não equivocada, precisava de complemento. Mídias Digitais, como dispositivos de armazenamento ou, digamos, aparelhos receptores multiplataformas, não são, meramente, extensão do homem, mas, ampliações da inteligência humana. Muito de o quê fazemos hoje jamais poderia ser feito, não fossem as Mídias Digitais. Ampliar nosso modo de olhar o mundo talvez seja o maior ganho. Desde que não as vejamos como meros instrumentos. Cabe a nós o exercício da autonomia para não nos deixarmos seduzir. Mas, ao contrário, usá-las sim, como ampliação da nossa inteligência.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.