quarta-feira, 4 de julho de 2018

Estratégias para vencer resistências


É preciso pensar em estratégias pontuais para vencer a resistência dos colegas professores e professoras quando se pensa em inovar nas aulas. No mais das vezes, o que se quer é a aula bem “quadradidinha”, com avaliações tradicionais. Mexer nas aulas significa mudar, inclusive, o modo de avaliar. As tradicionais provas deixem de ser o foco. Novos modos de olhar a aula requerem novos modos de avaliar. O desafio é ultrapassar os limites dos conteúdos e focar nos processos, nos fenômenos da vida. Todos eles, a priori, são interdisciplinares. Logo, exigem, na pior das espécies, conversas entre as disciplinas. Ser interdisciplinar, no entanto, é ir muito além e vencer a resistência dos próprios colegas. Quero isso? Eu quero!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.