É
preciso pensar em estratégias pontuais para vencer a resistência dos colegas
professores e professoras quando se pensa em inovar nas aulas. No mais das
vezes, o que se quer é a aula bem “quadradidinha”, com avaliações tradicionais.
Mexer nas aulas significa mudar, inclusive, o modo de avaliar. As tradicionais
provas deixem de ser o foco. Novos modos de olhar a aula requerem novos modos
de avaliar. O desafio é ultrapassar os limites dos conteúdos e focar nos
processos, nos fenômenos da vida. Todos eles, a priori, são interdisciplinares.
Logo, exigem, na pior das espécies, conversas entre as disciplinas. Ser interdisciplinar,
no entanto, é ir muito além e vencer a resistência dos próprios colegas. Quero
isso? Eu quero!
Visite também o Blog
de Educação do professor Gilson
Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.