segunda-feira, 2 de julho de 2018

Saberes interconectados na vida


É com uma ponta de orgulho que leio a notícia de que a Filândia será o primeiro País do mundo a abolir a divisão de conteúdos escolares em “matérias do mundo”. Quando lá atrás, em Manaus, propusemos os Ecossistemas Comunicacionais, que culminaram com a proposta teórico metodológica da Epistemologia Ecossistêmica, tínhamos uma certeza: as conexões dos saberes, propostas por Edgar Morin, deveria ser feita pelos professores e professoras, e não pelos estudantes. Foi a partir desta premissa que passamos a defender uma “teoria” eu fosse mais amazônica e brasileira, pois, ao nosso olhar, a nova ciência era uma proposta que já tinha bases espistêmica na formação do pensamento amazônico. A Finlândia dá provas de que os saberes estão interconectados no mundo. Logo, ou a escola reconhece estas interconexões e encontra didáticas capazes de dar conta deste olhar ou corre o risco de morrer como espaço dos saberes.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.