quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A promoção de debates nas escolas


Foi muito importante participar da roda de conversa “Orçamento público, sua participação tem valor”, ontem, às 15h, no Colégio Estadual Henrique Brito (CEHB), a convite da diretora da escola, professora Shirley Christina Bomfim Cancela. Fundamental para entender que teremos poucas chances de implementar uma democracia verdadeiramente participativa no País se não promovermos “debates nas escolas”. E debates nos quais os estudantes tenham garantido o espaço como ativos participantes e não-apenas como plateia. Enquanto partirmos do pressuposto de que os convidados são as autoridades no assunto e que os estudantes não devem ter voz, cometeremos o maior equívoco e incentivaremos é a não-participação. A cada momento, temos de nos perguntar se damos mesmo espaço para a fala do outro. Ainda mais quando este outro é o estudante: só assim, mudaremos da democracia representativa atual para uma democracia verdadeiramente participativa.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.