quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Os equívocos do professor moderno


Há dois equívocos básicos prejudicando sensivelmente o processo educacional no Brasil. De um lado, pais que não conseguem cumprir suas obrigações de pais e as transferem aos professores e professoras, nas escolas de tempo integral. Estes pais esquecem que professores e professoras não são capazes de cumprir o papel da família, dos pais. Da nossa parte, nós, os professores e professoras, numa situação destas, tendemos a tentar assumir este papel. No entanto, cometemos o mesmo erro de alguns pais, talvez, com uma gravidade ainda maior: tentamos ser “amiguinhos”, principalmente, dos estudantes adolescentes. Trata-se de um equívoco terrível. Pais e professores não podem ser “amiguinhos”, daqueles que aceitam tudo e, em alguns casos, ajudam a esconder os erros. Mais que os professores e professoras, pais e mães devem impor limites, preparar os filhos para a vida em sociedade. Para que entendem que, na vida em sociedade, não de pode tudo. Adolescentes sem limites tendem a se tornar intolerantes e arrogantes. Quando não deságuam para pequenas infrações. Reflitamos sobre o tamanho da nossa responsabilidade antes de algumas decisões pedagógicas.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.