sábado, 3 de agosto de 2019

Uma imprensa nada imparcial


Aprendi, ao longo dos meus anos de estudante de Jornalismo, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que a prática do jornalismo exige uma imparcialidade que até então, sempre duvidei existir. Ao longo dos anos, como jornalista profissional e professor de jornalismo, aprendi que esta tal imparcialidade é sempre muito relativa. Depende de inúmeros fatores. E vi isso recentemente, numa imprensa esportiva nacional, que padece de uma parcialidade latente. Em um jogo entre Palmeiras e Godoy Cruz, um pênalti inexistente decidiu a partida. A favor do Palmeiras. Depois disso, o time ganhou o jogo por 4 x 0. Desde a madrugada do jogo, a imprensa esportiva que se diz “isenta”, mostra o lance repedida vezes. E não parava de alertar para o fato de que o Palmeiras “só ganhou por conta do lance. Quando o lance foi idêntico em relação ao Flamengo, no jogo contra o Elemec, a história foi completamente diferente. Nenhuma ênfase. Ao contrário: só as comemorações e o feito da torcida, sem nenhuma menção ao pênalti inexistente. Uma mídia esportiva assumidamente venal. Não foi o que aprendi na escola.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.