sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A punição não gera aprendizagem


Desde os tempos de criança, desconfio de algo que as teorias psicológicas e da aprendizagem me confirmarem com a idade adulta: punição não gera aprendizagem. Os behavioristas, nas primeiras experiências com os ratos, confirmaram que o que gera aprendizagem é a recompensa. E não é a recompensa como forma de chantagem, mas, recompensa pelo esforço em aprender. É assim com os ratos, é assim com os seres humanos. Nós precisamos aprender com a ciência e com os cientistas. Só assim, talvez, entendamos que “vigiar é punir”, como nos foi ensinado por Michael Foucault. Quando se pune, gera-se comportamentos imediatos de resposta, modificados, logo em seguida. Que sejamos, todos e todas, capazes de reverter esta lógica.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.