quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Meios de comunicação, não de educação


É bem-verdade que os Meios de Comunicação de Massa (MCM), hoje conhecidos como mídias tradicionais (Rádio, Jornal e TV) podem ser usados como meios para educação em massa. Isso já aconteceu no Brasil com o Mobral, por exemplo, ou os programas educativos chamados genericamente de Telecursos, da Fundação Roberto Marinho. Também é verdade que as Mídias Digitais, as novas mídias, como as plataformas genericamente chamadas de Mídias Sociais, também podem ser usadas com o fim educacional. No entanto, esta não é a finalidade precípua de nenhum deles. Bem como, o fato de poder ser usado para educar, não tira dos pais o dever de educar. Inclusive, para o uso dos MCM e das Mídias Digitais. Transferir ao Estado este dever, por meio da censura prévia, é mais um dos erros crassos de pais irresponsáveis e incompetentes.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.