quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Clima de medo

Hoje, ao cumprimentar as pessoas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fui inquirido: ”professor, não vão deixar a gente sem roupa por usar esta camisa?”. Estou com a camiseta do movimento nacional “Todos contra a pedofilia”. Muitas pessoas passaram a usá-la na Ufam, mas, após as notícias do final de semana, um clima de medo tomou conta de boa parte da comunidade universitária. O boato a circular é o de que quem estiver com a camiseta será abordado e a camiseta arrancada. Em suma a pessoa ficará nua ou sem parte do vestuário. Custo a crer que a Polícia Federal (ou mesmo a Civil ou a Militar) esteja se prestando a um ato de violência e exceção com este. Isso é coisa de regime ditatorial, fere a liberdade de ir e vir espalha um clima de medo. É como se o termo pedófilo ti vesse sido monopolizado e passasse a atingir apenas uma pessoa ou grupo político. Pois bem. Uso a camiseta, não tenho medo de ser preso ou espancado por isso. Aliás, já fui espancado uma vez e espero que o desespero e o tino autoritário não resultem em mais uma agressão a mim.

Visite também o site Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.