terça-feira, 19 de novembro de 2013

Interiorização da Pós: uma Política de Estado

A interiorização da Pós-graduação na Amazônia, especificamente no Amazonas, não se trata apenas de uma política de Governo. Tem de ser encarada como uma política de Estado. Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Ifam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão em uma fase bem-adiantada das conversas para que um movimento feito pela Ufam, com seus Mintras e Dintras, transforme-se em uma Política de Estado. Essa Política, os acertos também avançam, terá o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). É meta da Ufam para 2014 que em cada um dos cinco polos que possui no interior do Estado sejam oferecidas 30 vagas de Mestrado e 15 vagas de Doutorado para a comunidade. Entende-se que esse movimento faz parte de uma política efetiva, não apenas de formação, mas, de fixação de mestres e doutores no interior. Seriam, de imediato, 150 vagas para Mestrado e 75 para Doutorado. Ainda que a meta inicial não seja atingida na totalidade, estudantes que concluíram a graduação no interior terão oportunidade de continuar os estudos. Espera-se que as conversas entre as três instituições avancem para que sejam triplicadas as vagas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Vamos mudar completamente a nossa realidade, parceiro, e servir de exemplo para outros estados sobre o poder que as nossas IES têm e que, infelizmente, está adormecido (em alguns casos) e completamente falecido (na maioria).

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.