quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O jornalismo na era da pós-verdade


Hoje via a entrevista de um jogador de futebol após a eliminação, que foi ríspido com o jornalista com o perguntava: “Você pode me deixar responder?”. Claro, certamente, o fez de um modo até certo ponto grosseiros, pelo calor do jogo e do momento. Convenhamos, no entanto, há jornalistas e pseudojornalistas, Brasil afora, que jamais deixam o entrevistado se manifestar. Fazem uma análise, depois uma pergunta-análise e, por fim, dizem: “Não é?” Em suma, não perguntam. Querem, apenas, que o entrevistado confirme a pergunta e a análise feita anteriormente. Isso não é jornalismo, não é o que aprendi na saudosa Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos meus tempos de graduação. O jornalismo do eu-sozinho parece ter se transformado em regra na época da pós-verdade. Contexto no qual, quem se diz jornalista só precisa de algumas pessoas para confirmarem os delírios jornalísticos de quem se autointitula como tal.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.