terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Ler e interpretar: aprender a viver


Os caminhos da cartilha Caminho Suave são longos e marcaram a vida de muita gente. Eu, pelo menos, fui alfabetizado pela minha mãe, Clotilde Alves Vieira Monteiro, com a caminho suave. Meus irmãos, sobrinhos e todas as pessoas que foram alfabetizadas pela professora Clotilde, com o auxílio da Caminho Suave, não reclamam dela nem da cartilha. Ao que tudo indica, portanto, o diferencial não é só a cartilha. Logo, o diferencial não está centrado no material didático, mas, em quem o usa. Na capacidade de estimular os estudantes. Afirmo, portanto, sem medo de errar: o diferencial é o professor ou a professora. O material pode ajudar, mas, quem te auxilia a ler e interpretar, portanto, a apreender, é o professor. Tenha clareza disso e avance na vida, claro, sem esquecer de que te ajudou na caminhada. Reconhecimento, às vezes, é mais importante que salário.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.