O
coordenador do Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas
(Ufam) e professor dos Programas de Pós-graduação em Sociedade e Cultura e de
Comunicação, Gilson Monteiro, apresentou ontem, no GT6, Economía Política de
las Comunicaciones, do XI Congresso Latinoamericano de Investigadores da
Comunicação (Alaic), no Auditório da Faculdade de Direito da Universidad de La
República Uruguay, o trabalho “Mídias digitais, ecossistemas comunicacionais
vivos e o consumo de informações”. A maior novidade é que não se trata
meramente de um artigo, mas sim de um ensaio baseado nos “preceitos dos
ecossistemas comunicacionais emanado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência
da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces) do Programa de
Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do
Amazonas (Ufam).” Monteiro iniciou suas reflexões sobre o comportamento do “varejo
de informações na Web” em 1997, no trabalho final da disciplina Comunicação e
Marketing, ministrada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade
de São Paulo (Usp), pela professora Ana Akemi Ikeda. O título do trabalho final
daquela disciplina era “Comunicação e varejo no Século XXI”. “Naquele momento,
minha preocupação teórica era traçar cenários de como seria o processo de
distribuição da informação a partir do advento da Internet e do boom que
antevíamos nessa nova logística, em fluxos, que, conseguíamos vislumbrar,
quebraria o monopólio da distribuição de informações pelos meios de comunicação
de massa tradicionais”, esclarece. Em 2002, publicou o texto “O futuro do
varejo de informações na Web”, na Biblioteca
On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), e concluiu com duas afirmações
ousadas para a época: “todas as empresas estabelecidas na rede serão empresas
de mídia e só terá vantagem competitiva na rede quem trabalhar baseado em
poderosos bancos de dados a respeito do comportamento de compra (ou de uso) do
cliente.” O que é hoje o Facebook, ser não o maior banco de dados do mundo a
respeito do consumidor mundial? Pergunta ele no artigo-ensaio apresentado ontem
no Congresso da Alaic? O texto faz reflexões sobre o que o professor denominou
de Facejournalism e apresenta as bases teóricas do Programa de Mídias Digitais
da Ufam (Ecoem).
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.