domingo, 28 de abril de 2013

Hoje é o Dia da Educação: há o que comemorar?


Hoje é uma daquelas datas que se convencionou dar um nome pomposo. E virou o "Dia Internacional da Educação". Na Educação superior, o País convive com uma nova carreira que nem mesmo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concorda. Afora a falta de condições de trabalho em muitos dos campi para os quais o Governo Federal empurrou as universidades a se expandirem. No campo, a situação é mais catastrófica: de cada 10 escolas, uma não tem banheiro, água encanada ou rede de energia elétrica. Já sabe, em todos os níveis da Educação, que a falta de infraestrutura interfere diretamente no desempenho dos professores e no processo de aprendizagem dos estudantes. Não sou daqueles que considera um desastre o Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) na área da Educação. Há avanços sim! Só não sei se ainda temos motivos para comemorar. O passivo deixado por governos anteriores é tamanho que se precisa investir muito mais. Só não pode ser apenas na expansão de vagas. É preciso cuidar, urgentemente, da qualidade sob pena de aumentarmos em números a base dos que estudam mas, com isso, criar uma base ainda maior de analfabetos funcionais.


Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.