segunda-feira, 16 de junho de 2014

Aulas tradicionais provocam retenção

Os que acompanham meus escritos sobre Educação sabem que tenho uma espécie de mantra: a sala de aula é o pior ambiente de aprendizagem. Hoje, li que o professor Eric Mazur, físico da universidade de Havard, "faz campanha contra aulas tradicionais há 27 anos". Quando falo que a sala de aula é o pior ambiente de aprendizagem não é apenas o aspecto físico, mas, o que simboliza a sala de aula: exatamente a aula tradicional. E foi sobre uma análise feita por um grupo de cientistas que se debruçou sobre 225 métodos de ensino que o físico de Havard se manifestou. No estudo, os professores concluíram que abordagens de ensino que transformam os estudantes em participantes ativos reduzem a reprovação e aumentam as taxas de aprovação em 6%. Paulo Freire nem precisou de pesquisa para constar isso há tempos. Cabe a nós implementar uma mudança radical, ainda que tardia.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.