quinta-feira, 26 de junho de 2014

Espanha muda forma de ingresso nas universidades

Enquanto, no Brasil, a política pública é tentar consolidar um exame nacional de seleção baseado no O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a Espanha anuncia o fim do vestibular para estrangeiros. Lá, existe o vestibular unificado para o ingresso de estrangeiros nas universidade do País. Agora, o Ministério da Educação espanhol aboliu o exame nacional e deixou que cada universidade faça o processo de seleção para a escolha dos estrangeiros que nela irão ingressar. A mim me parece um caminho completamente inverso do que ocorre no Brasil, quando a tendência é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornar um exame nacional para ingresso em todas as universidades públicas do País. Será que não devemos repensar esta tendência com base no que ocorreu na Espanha?


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.