quinta-feira, 24 de julho de 2014

A mudança na escola deve ser de mentalidade

Voltei a lembrar, hoje, da afirmação da minha: "o papel da escola não é educar? Como podem expulsar um estudante? Expulsar não é educar" Sábias palavras de uma menina de 14 anos que, talvez, nem venha a ser professora. Tem, porém, uma visão tão profunda do processo educacional que, certamente, se o fosse, seria uma professora completamente diferente do padrão atual. Certamente, o que se precisa, para a revolução tão necessária à educação brasileira, é uma mudança de mentalidade, de visão a respeito do processo educacional. Em assim sendo, adiantará muito pouco mudar a estrutura física: o que se precisa é de uma mudança da nossa perspectiva do olhar a respeito do processo, do ato de educar. Enquanto em nós permanecer a visão de que para se educação se deve controlar e punir, tenderemos a ter a escola do fracasso que temos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.