terça-feira, 15 de julho de 2014

Posturas neoliberais na Educação Superior

É impressionante como, em essência, o modelo misto implementado pelo Governo FHC foi refinado no Governo Lula e ninguém percebe, ou finge não perceber. Ou alguém considera que a disputa neoliberal por captação de recursos nas universidades públicas, entre professores (e professoras), não prejudica o objeto principal, a formação? Programas do próprio governo, como o Parfor, canibalizam os cursos de graduação quando professores viajam, passam 15 dias fora e, no mais das vezes, não deixam ninguém em seus lugares. O clima entre colegas de trabalho se torna péssimo quando são obrigados a concorrer entre si pelos minguados, às vezes polpudos, recursos das empresas. Há uma corrida do outro rumo às bolsas de produtividade. Enfim, o modelo misto de financiamento, principalmente da pesquisa, nos levou a esquecer teorias e posturas revolucionárias. Em alguns casos, mal conseguimos ser neoliberais de baixo coturno.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.