terça-feira, 8 de julho de 2014

Momento histórico da Pós em Benjamin Constant

A defesa da primeira dissertação do Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia e a qualificação da primeira tese, no mesmo programa do qual sou professor, são dois momentos históricos que merecem registro pela importância que possuem para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e para o processo de interiorização da Pós-graduação. Ontem, às 19h, no Auditório do Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, participei como membro da banca examinadora da dissertação "O conhecimento escolar socializado aos Tikuna do Brasil e da Colômbia: interculturalidade e identidade", defendida pela professora do INC, Shirlane Pantoja da Silva. A banca Examinadora foi presidida pela professora Marilene Correa da Silva Freitas e contou, ainda, com a professora Rosemara Staub de Barros. O trabalho foi aprovado e a Banca recomendou a publicação, após, os ajustes, em função do valor histórico da obra, por ser a primeira dissertação produzida a partir do processo de Interiorização do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), iniciado em 2012. Hoje, às 9h, no mesmo local, também farei parte da Banca Examinadora da primeira qualificação do Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, da proposta de Tese da professora Antônia Rodrigues da Silva, denominada "Concepções e práticas educativas dos povos ameríndios na Amazônia: um olhar para a Educação escolar dos Tikuna no Alto Solimões". Além das professoras Marilene Correa, que preside a Banca, participam a professora Rosemara Staub e a professora Renilda Aparecida Costa, que é do INC e credenciada no PPGSCA. São dois momentos históricos para o processo de interiorização da Pós-graduação da UFAM.


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