terça-feira, 29 de julho de 2014

As maluquices dos pré-requisitos

No Reino da Dinamarca há coisas que Deus duvida. E uma das coisas que nem Deus na Terra entenderia são os critérios utilizados nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) para se estabelecer se uma disciplina é pré-requisito de outra ou não. E se trata de uma variável que interfere diretamente na retenção e no jubilamento de estudantes nas universidades brasileiras. Emperra a vida dos estudantes e, em muitos casos, leva-os a serem expulsos das universidades. O pré-requisito é como se um curso fosse cheio de degraus e, pela regra, você fica impedido de subir um degrau a mais. Por mais que você esteja preparado fisicamente, está impedido de subir de dois em dois ou de três em três degraus. Imagina uma pessoa que fisicamente está na ponta dos casos ser obrigada a subir uma escada degrau por degrau. Talvez desista antes de completar o percurso. Metaforicamente é o que acontece nas universidades. Dia desses deparei-me com uma situação que beira à maluquice. Uma estudante tinha sido aprovada em Cálculo I. Solicitou matrícula em outro curso, numa disciplina cujo pré-requisito era Matemática Básica. E o pedido foi negado por falta de pré-requisito. Devo estar maluco, mas, não consigo entender: se uma pessoa possui habilidade para cursar, com êxito, Cálculo I, será que não tem habilidade sobre as operações básicas da Matemática?


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.