terça-feira, 29 de julho de 2014

Educação muda ou molda?

Às vezes fico a remoer meu motorzinho interior a respeito de afirmações que se transformam em lemas, tais como:"Só a Educação é capaz de mudar um País". Intimamente me respondo: a Educação, nos moldes que temos, não muda. Molda as pessoas para a concorrência ferrenha e individualista do mundo capitalista. O País molda-se, passa a participar do jogo internacional do capital, e, aí sim, a falta de mão-de-obra qualificada empurra o País para a derrocada. É nesta perspectiva do olhar que a Educação realmente muda. Não se sabe, porém, se há, efetivamente, desejo dos governantes de que se mude. Mudar, de forma mais ampla, significa não moldar, tirar as formas. Situação que o modelo atual não é capaz de fazer. Uma educação que muda para a vida, para o exercício da cidadania, não molda, muda. E não pode se moldar a um único modelo de forma de vida em sociedade. Talvez, por isso, mudar, em Educação, faz parte do campo do discurso e não da prática efetiva.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 28/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.