sábado, 26 de julho de 2014

O burocrata emperra, o gestor deixa fluir

Há uma diferença básica entre um burocrata e um gestor. O burocrata emperra a organização pois se limita a aplicar a letra fria da lei, das normas e dos regimentos. O gestor entende a organização como um sistema vivo e as leis, normas e regimentos como mutáveis. Compreende que as normas se subordinam à vida e não ao contrário. Às vezes, não é muito fácil fazer esta distinção. Ainda mais quando se entende exatamente o contrário: que as normas é que fazem a vida. Normas, leis, regimentos e quetais foram criados para "regrar" a vida em sociedade. Não são superiores à própria vida e ao nosso modo de interpretá-las. Portanto, normas, regimentos e leis são tão mutáveis quanto a vida. E dependem da interpretação que dela fazemos. Recorro a Chales Handy, com o seu conceito de Administração, para diferençar bem um burocrata de um gestor. Diz ele: "Administração não é uma ciência exata, mas antes um processo criativo e político que deve muito à cultura e à tradição prevalecentes naquele lugar e naquele momento“ O burocrata é um cego. Só vê as normas. Entende a Administração como uma ciência exata. Não enxerga a gestão como um processo criativo e político. Jamais consegue olhar para a cultura e a tradição. Nem do lugar, nem do momento. Por isso, emperra a organização. Diferentemente do Gestor, com letra maiúscula, que muda até as Leis, Normas e Regimentos para deixar a organização fluir de acordo com a cultura, a tradição, o momento e o lugar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.