Desde o momento que Graça Foster deixou a
presidência da Petrobras, imediatamente, a empresa passou a divulgar comerciais
com vistas a tentar recuperar a imagem pública, mais do que arranhada pelo
escândalo de propina popularmente chamado de Petrolão. Há uma espécie de
massacre, ou seja, repetições à mil com a finalidade de exaltar as qualidades
da empresa. A repetição constante de uma mensagem termina por fazer valer o
conteúdo da mensagem. São técnicas de comunicação que as empresas usam em horas
de crise extrema. É o que parece ser a situação da Petrobrás e do próprio comercial
posto no ar, inclusive, nas televisões. O mais curioso da peça é trazer para o
comercial duas palavras típicas da administração: governança e conformidade. Para
o público geral talvez diga pouco. Para quem é da área, trata-se de admitir,
publicamente, que a empresa não tinha governança e não trabalhava dentro da “conformidade”.
No geral, a mim me parece uma peça desastrosa. Daquelas que ficariam muito
melhor se não existissem. Recorrer ao academicismo da governança e da conformidade
para tentar recuperar a credibilidade talvez seja o que se pode chamar de tiro
no pé.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
OBS: Post do dia 21/02/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.