domingo, 22 de fevereiro de 2015

Governança e conformidade na gestão

Desde o momento que Graça Foster deixou a presidência da Petrobras, imediatamente, a empresa passou a divulgar comerciais com vistas a tentar recuperar a imagem pública, mais do que arranhada pelo escândalo de propina popularmente chamado de Petrolão. Há uma espécie de massacre, ou seja, repetições à mil com a finalidade de exaltar as qualidades da empresa. A repetição constante de uma mensagem termina por fazer valer o conteúdo da mensagem. São técnicas de comunicação que as empresas usam em horas de crise extrema. É o que parece ser a situação da Petrobrás e do próprio comercial posto no ar, inclusive, nas televisões. O mais curioso da peça é trazer para o comercial duas palavras típicas da administração: governança e conformidade. Para o público geral talvez diga pouco. Para quem é da área, trata-se de admitir, publicamente, que a empresa não tinha governança e não trabalhava dentro da “conformidade”. No geral, a mim me parece uma peça desastrosa. Daquelas que ficariam muito melhor se não existissem. Recorrer ao academicismo da governança e da conformidade para tentar recuperar a credibilidade talvez seja o que se pode chamar de tiro no pé.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 21/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.