Ao que parece, existe, no sistema educacional
brasileiro, certa resistência à inovação. Vou mais longe, há quem sinta
urticárias só de pensar em inovação. Principalmente, em se tratando de
inovações no processo de aprendizagem. Tenho a impressão de que isso ocorre
porque, quando se trata de inovação, é necessário mais trabalho. Mais suor,
mais lágrimas. E nós, os professores e professoras, como seres humanos que
somos, resistimos às mudanças. Tendemos a nos posicionar na zona pessoal de
conforto. Ao contrário, se queremos uma sociedade viva, com pessoas criativas,
não podemos fazê-lo sem que a inovação seja parte do nosso dia a dia. Assim, é
fundamental que vençamos a resistência contra a mudança. Sem o gosto pela
mudança não há inovação. Sem inovação, não teremos um sistema educacional
atraente. E sem um sistema educacional atraente, teremos pessoas frustradas e
infelizes. Vencer nossa resistência contra a inovação é essencial para que
possamos ter uma educação mais humana e criativa.
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