segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Urticárias contra a inovação

Ao que parece, existe, no sistema educacional brasileiro, certa resistência à inovação. Vou mais longe, há quem sinta urticárias só de pensar em inovação. Principalmente, em se tratando de inovações no processo de aprendizagem. Tenho a impressão de que isso ocorre porque, quando se trata de inovação, é necessário mais trabalho. Mais suor, mais lágrimas. E nós, os professores e professoras, como seres humanos que somos, resistimos às mudanças. Tendemos a nos posicionar na zona pessoal de conforto. Ao contrário, se queremos uma sociedade viva, com pessoas criativas, não podemos fazê-lo sem que a inovação seja parte do nosso dia a dia. Assim, é fundamental que vençamos a resistência contra a mudança. Sem o gosto pela mudança não há inovação. Sem inovação, não teremos um sistema educacional atraente. E sem um sistema educacional atraente, teremos pessoas frustradas e infelizes. Vencer nossa resistência contra a inovação é essencial para que possamos ter uma educação mais humana e criativa.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.