Há um livro de Marketing, ao qual tive acesso
quanto cursei Mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
da Universidade de São Paulo (FEA-UASP), que mudou a minha vida. Mudou a minha
forma de olhar o mundo e para o mundo. Talvez nem seja lá uma grande obra. Mas,
foi capaz de virar pelo avesso uma crença introjetada pelos pais, pela família:
a de que eu não deveria me preocupar com a opinião das outras pessoas, deveria
cuidar da minha vida e pronto. Erro histórico que se repete até os dias atuais.
O livro se chama “Posicionamento: a batalha por sua mente”, de Al Ries e Jack
Trout. Além de trazerem o conceito de Posicionamento na visão tradicional do
Marketing, ou seja, a forma como a empresa (e você também é uma empresa,
portanto serve para nós, seres humanos) se apresenta à sociedade, ou seja como
ela se vê e se “vende”, há outro tipo de posicionamento crucial, que eles denominam
de posicionamento psicológico. É como a empresa (ou, logicamente, você) é visto
pela sociedade. E é aí que caem por terra todos os antigos argumentos da
família de que não devemos nos importar com ninguém. Não somos apenas o que
pensamos ser. Somos, mais que tudo, o que outros pensam de nós. A credibilidade
não nasce apenas das nossas atitudes, mas, de o que as pessoas pensam de nós.
Ou tomamos consciência disso ou viveremos na redoma de vido do eu para mim
mesmo. E feneceremos!
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.