É fato, nos treinamentos
empresarias, que as dinâmicas de grupo são fundamentais para que se crie um
clima melhor e mais ameno na convivência entre os pares nas organizações. É
fato, também, que as dinâmicas de grupo são pouco usadas ou não são tão usadas
quando deveriam no processo de aprendizagem escolar. Se possuem tanta eficácia
no treinamento empresarial, por que não podem ser adaptadas e usualmente
aplicadas no processo de aprendizagem? Talvez porque estejamos, todos nós, os
professores e professoras, contaminados pela visão atrasada do processo nas
escolas, em todos os níveis. É bem possível que a visão de educação centrada no
professor apague a perspectiva da aprendizagem como processo. E, com isso, as
dinâmicas de grupo não ganhem a importância que poderiam, ou deveria, ter. Vale
refletirmos mais sobre o problema para, em conjunto, mudarmos nossas práticas.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.