segunda-feira, 8 de junho de 2015

Escravos da estrutura

Às vezes penso que o uso da expressão “grade curricular” não é mera coincidência. É uma forma de reafirmarmos, nós, os professores e professoras, o quanto somos escravos da estrutura, da grade, do que nos prende aos ditames tradicionais da profissão. Penso que mal vencemos a sina de Santo Agostinho e raros são os que chegam a Comenius. Querer que nossos colegas tenham lido e ponham em prática os ensinamentos de Paulo Freire é ilusão das maiores. Somos tradicionalmente tradicionais. Temos aversão ao novo e às mudanças. Queremos a caretice como regra. Somos escravos da estrutura. Não é à toa que usamos a expressão “grade curricular”. Somos escravos dela. Não queremos ousar, mudar. Idolatramos a doutrina. Somos fundamentalistas. A zona de conforto nos escraviza a todos. Temos medo de nos libertar. De vencer os limites para os quais fomos “formados”. Ou deformados. As categorias profissionais que representamos nos escravizam. Triste fim de quem se torna escravo da estrutura. E nós, professores e professoras, nos deparamos com o fim e não reagimos. Lastimável chegarmos a este patamar. O que nos resta?!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.