quinta-feira, 9 de julho de 2015

A pregação teórica e a prática

Na Educação brasileira há uma espécie de dissonância cognitiva entre a pregação teórica e a prática. De um lado, permanentes arautos e defensores do respeito às diferenças e ao outro. Claro, desde que a pregação não “dê de cara” com os interesses dos pequenos (ou grandes) grupos que representam. Se isso ocorrer, os discursos são mantidos, mas, a prática se torna outra. É uma espécie de “faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço”, ladainha muito ouvida na infância de alguns, quer nas igrejas, quer nos templos. Acontece que a escola também pode ser vista como “um templo do saber”. E nela, os professores (e professoras), são os padres e os pastores. Quando o discurso é diferente da prática, os estudantes ficam sem rumo. Praticar o que se pregue, em alguns casos, para os estudantes, é mais importante do que uma boa aula. Talvez, para o processo educacional, nossa aula diária seja mais importante que o tempo que se passa em sala, a pregar para os estudantes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.