quinta-feira, 16 de julho de 2015

Estudante amazonense vence Olimpíada

Li, com orgulho, uma matéria sobre a conquista do estudante amazonense, Yuri Macedo, de 13 anos, que conquisto o primeiro lugar nas Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Ele é estudante do 8° ano do ensino fundamental da escola estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III). O que ganha um jovem deste na nossa arcaica estrutura tradicional de ensino? Nada, absolutamente nada, além de algumas matérias de jornais, rádios e Tvs. Na vida escolar dele, no entanto, a conquista, a medalha, o mérito demonstrado, não servem para nada. Com todo o talento demonstrado, terá de cursar, normalmente, os anos do ensino médio, sem poder “mexer” sequer um degrau da escadinha do ensino tradicional. Talentoso como o é, deveria ser matriculado simultaneamente em um curso de graduação em Matemática. Ao terminar o ensino médio, estaria, ao mesmo tempo, graduado. Seria uma forma de recompensar o esforço e demonstrar que a conquista obtida tem valor. Criaríamos, também, dentro do sistema educacional, incentivo a quem demonstrasse desempenho acima da média. O estudante saberia, antecipadamente, que, conquistas como essas permitiriam que acelerassem nos estudos. Nossos gênios precisam ser incentivados. Com isso, teríamos sementes para uma Pós-graduação forte em todas as áreas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.