Antes com o pomposo nome de Obudsman,
o profissional ouvidor passou a ganhar mais espaço com a democratização do País.
Nas Organizações públicas, então, a Ouvidoria é exigida pela Lei de Acesso à
Informação. O problema é o exagero e a forma maldosa como se recorre às
Ouvidorias no serviço público. Em qualquer Organização que se preze, a
Ouvidoria é a última instância que se recorre, quando os problemas não são
solucionados nos devidos setores ou o atendimento não foi de acordo com o que o
cliente ou usuário do serviço esperava. Nas organizações públicas. Deixou de
ser a última instância para ser a primeira. Qualquer problema, que pode ser
resolvido nos setores, chega primeiro à Ouvidoria. Esse tipo de prática diminui
a importância estratégica da Ouvidoria, que se transforma em uma espécie de “muro
das lamentações”. O mais correto é que os problemas sejam encaminhados aos
setores e, caso não sejam resolvidos, cheguem à Ouvidoria. Ainda assim, não se
trata de uma instância recursal. Ou se compreende isso ou a Ouvidoria perde o
sentido.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.