domingo, 26 de julho de 2015

Ética não se aprende na Escola

Não é de hoje que tenho a convicção de que Ética não se aprende na escola. Nem sei se se aprende ou se se ensina. Só que que, no Brasil, o que se pratica é a Ética da conveniência. E não me venham com essa história de que a Ética, digamos, da esquerda, é mais pura que a da direita. Embora os números da Educação sejam gritantemente opostos, no campo da corrupção, o que se tem é uma mistura, quase um amálgama, entre antigas e novas práticas, todas, no entanto, contaminadas pelo vírus (ou seriam bactérias) de o “levar vantagem em tudo”. A tal “revolução por dentro”, pregada por alguns dos membros da antiga esquerda brasileira, é uma balela. A crise brasileira não é só reflexo dos problemas enfrentados pelo capitalismo internacional. É, acima de tudo, de valores. Vindos do berço. Pais que trocam a aprovação dos filhos, na escola, por presentes de final de ano, não podem se queixar de adultos corruptos. As primeiras lições de Ética devem vir de casa.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.