quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A dor infinita de um pai

Estou eu aqui. Sem condições de imaginar. Sem condições de medir a imensidão da dor de um pai. Minha filha é minha joia. Juntamente com meu filho, meus tesouros mais queridos. Desde cedo, só faço um exercício: me colocar no lugar do pai de uma das amiguinhas de escola da minha filha. Ela se foi. Por opção, preferiu partir na frente dele. A culpa, a dor, a perda. O que se pode dizer ou pensar em uma hora dessas? A mim não cabe julgar o pai ou a filha (que hoje não existe mais). Ela, simplesmente, tomou a decisão de deixá-lo. Chorei, copiosamente (e ainda choro, agora, ao escrever este texto), quando minha filha contou o que viu no velório da amiga. O pai se agarrava ao corpo da filha, na frente de todos os coleguinhas de escola, e gritava: ”Filha, filha, filhinha! Acorda! Acorda para ir para a escola! Teus colegas e tuas colegas estão todos aqui te esperando!”. Deus meu! Que dor! Ela já se foi. Não volta mais. Não sente dor nenhuma, embora possa ter sentido dores incomensuráveis ao discutir com o pai. Ele, coitado, foi transformado, por ela, em um zumbi, uma criatura “que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva”. Não julguem este pai. Não o condenem antecipadamente. A dor de perder uma filha nas condições que ele a perdeu é incompreensível. Tenham respeito por ela, que se foi, porém, por ele, que ficou e está morto por dentro. Temos de repensar, definitivamente, como educamos, como reagirmos em relação aos nossos filhos. Antes que eles resolvam apressar a partida e nos deixem órfãos deles.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.